Newsletter

NEWSLETTER
Subscreva aqui a nossa newsletter

Regulamento

REGULAMENTO INTERNO

 

Os parques de campismo dedicam-se à prática do campismo e caravanismo na modalidade de férias, fins-de-semana ou campismo itinerante, nas condições fixadas no presente regulamento.

O campista mantém sempre a mais perfeita limpeza do local onde está instalado e nos terrenos vizinhos, colaborando na tarefa que a todos compete na defesa do meio ambiente.

 

Admissão e Inscrição

1)    A recepção estará aberta ao público com pessoal habilitado pelo menos das 9 às  21 horas.

2)    Não pode ser negada a frequência nos parques de campismo a campistas nacionais e a estrangeiros, ficando a mesma dependente do seguinte:

a)    Nacionais - Prévia identificação;

b)    Estrangeiros - Prévia identificação;

c)    Nacionais residentes no estrangeiro - O mesmo tratamento da alínea anterior, se disso fizerem prova.

3)    Da lotação do parque e das regras estabelecidas nesse regulamento.

4)    Os menores de 15 anos só podem frequentar o parque quando acompanhados pelos pais ou responsáveis maiores que se responsabilizem por eles.

5)    De acordo com a lei, todos os utentes são obrigados a efectuar a sua inscrição com a indicação dos elementos e documentos da sua identificação, e bem assim dos dias e horas das respectivas chegadas e partidas. Os documentos ficarão depositados na recepção durante a sua permanência no parque.

6)    Sempre que os campistas constituam um grupo, bastará inscrever-se um só elemento desse grupo, apresentando documento de identificação.

7)    Visitas - São autorizadas visitas aos utentes instalados no parque, quando apresentados e recebidos à entrada por estes, devendo deixar na recepção um documento de identificação, após liquidação das taxas devidas.

O Período de permanência é rigorosamente fixado entre as 8 e as 21 horas, não podendo utilizar a sua viatura dentro do parque.

Os visitantes ficam sujeitos à absorvência das normas e disciplinas campistas e por eles são responsáveis os campistas visitados

8)    O parque de campismo é interdito:

a)    As pessoas que sejam portadoras de doenças contagiosas ou que de      qualquer forma possam prejudicar a ordem sanitária do parque;

b)    As pessoas que se façam acompanharem de animais.

 

Controlo de Acessos

a) O acesso ao parque é efectuado através de cancelas automáticas comandadas por cartões de proximidade

b) A perca, extravio ou danificação dos cartões de proximidade colocados ao cargo dos utentes tem um custo associado de 5€.

 

Direitos dos utentes

1)    Utilizar as respectivas instalações e serviços de acordo com o disposto no presente regulamento e no Dec. 38/80.

2)    Conhecer previamente os preços praticados no parque, devidamente visados pela Direcção geral de Turismo.

3)    Exigir a passagem das facturas respeitando as despesas a pagar.

4)    Exigir a apresentação do regulamento do parque.

5)    Manter inviolável o respectivo alojamento, designadamente impedindo a entrada nele e a abertura das suas janelas ou portas.

Compete aos pais evitar que as crianças pratiquem esforços ou actos que ponham em risco a sua saúde ou de qualquer modo susceptíveis de incomodar o bem-estar de qualquer utente.

Os utentes que apresentem alguma reclamação deverão indicar o seu nome completo, o domicílio e o respectivo documento de identificação, sob pena de aquela não poder ser considerada.

 

Os utentes devem:

1)    Acatar, dentro do parque, a autoridade dos responsáveis pelo seu funcionamento.

2)    Cumprir os preceitos de higiene adoptados no parque, especialmente os referentes ao destino dos lixos e águas sujas, lavagem e secagem de roupas, admissão de animais e à prevenção de doenças contagiosas.

3)    Instalar o seu equipamento de modo a guardar a distância de 2 metros em relação ao equipamento dos outros campistas, salvo acordo em contrário.

4)    Abster-se de quaisquer actos susceptíveis de incomodar os demais utentes, designadamente de fazer ruído entre as 23 e as 7 horas e de utilizar durante o mesmo período, aparelhos de radiodifusão.

5)    Não fazer fogo, salvo nos locais para tal destinados, e cumprir as demais medidas de protecção contra incêndios em vigor no parque.

6)    Cumprir a sinalização do parque e as indicações dos guardas no que respeita ao estabelecimento de veículos.

7)    Não introduzir pessoas no parque sem autorização do respectivo encarregado.

8)    Abandonar o parque no fim do período previamente estabelecido para a sua estadia, desde que a lotação esteja esgotada e a empresa tenha de satisfazer reservas anteriormente confirmadas.

9)    Pagar o preço dos serviços utilizados, de acordo com as tabelas.

10)  Ter em conta a observância das normas de higiene, moralidade, convivência e ordem pública.

11)  Abster-se de usar linguagem, vocabulário e actos que se afastem das normas de boa educação e dos princípios de civismo que devem constituir o cartão de identidade de todo o campista e de todo o cidadão.

12)  Abster-se de utilizar vestuário que não seja de acordo com a ética campista ou constitua manifestação de descriminação social.

13)  Devem ainda abster-se de:

a)    Destruir ou molestar árvores ou outras plantas;

b)    Transportar as vedações existentes no parque

c)    Jogar com bolas, ringues, etc.  a altura inferior a 2m do solo;

d)    Construir limitações à volta das tendas, das caravanas, ou das cozinhas, com espias, cordas, pedras, pinhas, conchas, camas de suspensão, baloiços e outros;

e)    Utilizar arame ou colocar cordas, fios, etc., a altura inferior a 2 metros do solo;

f)     Deixar abandonadas durante a noite candeeiros, fogões e lâmpadas acesos pelo perigo que isso constitui;

g)    Deixar abertas as torneiras ou concorrer de qualquer modo para a danificação dos encanamentos ou outras instalações;

h)    Utilizar os fontanários para outros fins que não seja o abastecimento de água;

i)      Plantar ou semear sem autorização do responsável do parque;

j)      Lavar ou estender roupa fora dos locais a esse fim destinados;

k)    Fazer propaganda comercial, política ou religiosa;

l)      Efectuar subscrições ou qualquer peditório sem autorização do responsável do parque;

m)  Afixar qualquer escrito ou desenho sem autorização do responsável do parque;

n)    Fazer uso de armas de fogo, pressão de ar ou outras;

  • o)    Deixar, à partida, sujo o local onde esteve instalado;

p)    Instalar cozinhas afastadas a mais de 1 metro das tendas (de parede a parede);

q)    Fazer uso de despropositadas improvisações de mobiliário com caixotes, tábuas, tijolos, pedras, etc., bem como qualquer outro fora de ética campistas;

r)     Manter sacos de dormir, cobertores, etc., estendidos fora das tendas ou caravanas, depois das 11 horas;

s)    Manter montadas durante a noite camas de suspensão.

 

Veículos

  • Não é permitido a circulação dentro do parque excepto para entrar ou sair do mesmo.
  • Não é permitido a circulação de bicicletas salvo em épocas autorizadas ou em locais devidamente assinalados para esse fim;
  • O veículo que não registado na recepção não poderá de forma alguma entrar no parque;
  • Todos veículos que não sejam registados e que forem encontrados dentro do parque, após periodo de descarga, pagarão a estadia deste a admissão do seu proprietário no parque;
  • Não é de direito o estabelecimento de veículos junto a zona de acampamento, podendo-se-lhe atribuir um outro lugar sempre que necessário para a instalação de unidades campistas;
  • Todos os veículos já registados na recepção e que cheguem após as 23 horas, estacionando fora do controlo da estrada, continuam sujeitos ao pagamento de taxa;
  • Não poderão exercer a velocidade de 10 Km/h;
  • Não é permitido fazer afinações ou reparações sem autorização dos responsáveis do parque;
  • Não é permitida a lavagem fora do local apropriado;
  • Não é permitido fazer uso de sinais sonoros;
  • Não é permitido estacionar de forma a impedir a livre circulação ou instalação de material.

 

Sanções

O não cumprimento das normas de admissão ou de inscrição, bem como o desrespeito das restantes normas deste regulamento, implicará a aplicação de sanções que podem ir até ao abandono compulsivo do parque. Neste último caso o documento de identificação de campista ficará apreendido. Durante a sua apreensão e até decisão superior, será negado o direito de frequência do parque ao utente prevaricador.

Poderá ser pedida a intervenção da autoridade policial para fazer cumprir estas determinações de acordo com o Decreto-Regulamentar nº 38/80, de 19 de Agosto.

O encarregado do parque representa o Conselho Director da F.P.C.C. no que respeita ao cumprimento das normas deste regulamento.

Nos casos não previstos os responsáveis do parque resolverão tendo em conta os princípios expressos no presente regulamento e no Decreto-Regulamentar nº 38/80, de 19 de Agosto.

Os responsáveis do parque declinarão qualquer responsabilidade inclusive a averiguação e identificação de autores de acidentes, danos ou roubos dos utentes.

 

Corrente Eléctrica

As tomadas de corrente eléctrica só serão consentidas quando obedeçam às condições de segurança, em cabo revestido, legalmente autorizado e a sua passagem será sempre por via aérea.

As avarias na instalação eléctrica do campo, provocadas pelo mau estado do material dos campistas, são da sua responsabilidade.

 

Disposições Diversas

  • A utilização dos blocos sanitários é condicionada a separação dos sexos.
  • A água quente para os banhos tem os seguintes horários: 8h30-10h30 e das 18h00-21h00.
  • Quando seja distribuído qualquer documento de identificação, os campistas deverão apresentá-lo sempre que lhes seja pedido.
  • É obrigatório a fixação em local bem visível dos documentos que sejam distribuídos para identificação das unidades, os quais devem ser devolvidos na altura do abandono do parque.
  • Todos os objectos achados deverão ser entregues na recepção do parque.
  • O responsável do parque não é obrigado a chamar os utentes ao telefone a não ser que sejam comunicações urgentes ou com pré-aviso.
  • As reclamações e alvitres serão registados nos respectivos livros que serão postos à disposição dos utentes sempre que os solicitem.